caracterização de reservatórios petrolíferos
Análise comparativa de dois métodos para a caracterização de propriedades de um reservatório petrolífero
Eliandro Admir da Rocha Marques
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em
Engenharia Geológica e de Minas
Júri
Presidente: Prof. Doutor Amilcar Oliveira Soares
Orientador: Prof. Doutor António Costa e Silva
Vogal: Doutora Júlia Cristina da Costa Carvalho
Novembro 2011
AGRADECIMENTOS
Os meus agradecimentos são dirigidos a minha mãe pela paciência, dedicação, amor e esperança sempre depositada em mim, aos meus familiares e amigos, e a todas as pessoas que fizeram possível este trabalho científico. Em particular, o professor José Costa e Silva, pela orientação prestada, ao Engenheiro Hugo Caetano pela co – orientação e paciência durante as sessões de discussão e esclarecimento de dúvidas, ao professor Amílcar Soares pela co orientação e monitorização do trabalho, ao pessoal do CMRP- Centro de modelização de reservatórios petrolíferos, Júlio e Pedro, pela ajuda e amizade e por último agradeço a todas as pessoas que de forma directa ou indirecta contribuíram para a concretização deste trabalho científico.
II
RESUMO
A Simulação de reservatório na indústria do petróleo tornou-se o padrão para a solução de problemas de engenharia de reservatórios. Têm sido desenvolvidos vários simuladores para processos de recuperação e continuam a ser desenvolvidos para novos processos de recuperação de óleo.
A simulação de reservatório é a arte de combinar física, matemática, engenharia de reservatório, e programação de computadores para desenvolver uma ferramenta que permite prever o desempenho de hidrocarbonetos em reservatórios sob várias operações estratégias.
Assim sendo, a modelização de sistemas ou de reservatórios petrolíferos tem por objectivo o desenvolvimento e implementação de modelos estocásticos e matemáticos para a caracterização de reservatórios petrolíferos. Ela consiste