Rochas reservatórios de petróleo
Dá-se o nome de rocha-reservatório a qualquer rocha porosa e permeável capaz de armazenar o petróleo expulso das rochas geradoras durante o processo de compactação. Pode ser ígnea, metamórfica ou sedimentar.
A maior parte do petróleo até hoje descoberto encontra-se em arenitos e calcários. Isto deve-se ao fato de que estas rochas porosas e permeáveis são as mais comuns nas bacias sedimentares.
Para que uma rocha seja classificada como boa rocha-reservatório, é necessário que possua porosidade e permeabilidade adequadas.
O Campo de Ghawar, na Arábia Saudita, que é o maior campo petrolífero do mundo, produz de calcários. O Campo de Burgan, no Kuwait, o segundo em reservas de óleo, produz de arenitos do Cretáceo.
Quando todos os poros são levados em consideração, tem-se a porosidade absoluta.
Se apenas os poros conectados entre si são considerados, tem-se a porosidade efetiva. Todas as rochas-reservatório têm uma certa proporção de poros não conectados.
A porosidade dos reservatórios varia tanto vertical como horizontalmente.
A maioria dos reservatórios apresenta porosidade entre 10 e 20%. Uma rocha menos porosa pode ser explorada, desde que sua