Caracterização de gêneros na sociedade e a violência doméstica
1. INTRODUÇÃO 3
2. O HOMEM E A MULHER NA SOCIEDADE 4
3. A LUTA HISTÓRICA PELOS DIREITOS DA MULHER 5
4. A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER 6
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
1. INTRODUÇÃO
A opressão gerada pela diferença de gêneros é fato marcante na história e até mesmo na atualidade. O surgimento dos conceitos de “sexo” e “gênero” fundamentam a separação das atribuições femininas e masculinas assim como a limitação de direitos da mulher e ampliação de direitos do homem. Os conceitos e posições sociais advindas do gênero, no entanto, precisam ser explicadas tomando por base características sociais, políticas, históricas da sociedade e até mesmo biológicas do ser humano. De tal forma, que sem a compreensão global destes contextos se tornaria falha a compreensão do sistema dominante-explorador do homem em relação à mulher. O presente trabalho objetiva, assim, relacionar a caracterização do gênero na sociedade e a opressão e violência doméstica que vitima o sexo feminino.
A compreensão do conceito de gênero na Sociedade e sua relação com a violência doméstica na atual realidade brasileira é estreitamente ligada com o desenrolar de conceitos e características socioculturais enraizadas em bases históricas que evoluem de acordo com a posição e o papel do homem na família e diante da sociedade. No entanto, para conhecer estes aspectos sociais é preciso estabelecer certos conceitos primários como a diferença das concepções de Gênero e Sexo.
O “sexo” está relacionado principalmente à biologia e seu conceito gira ao redor das características biológicas e fisiológicas que diferenciam homens e mulheres, ao contrário, o conceito de “gênero” é essencialmente social, ou seja, estabelece as diferenças ente homens e mulheres não apenas biologicamente, mas com base no papel que cada um ganhou no decorrer da história, diante da sociedade. Destarte, gênero