Violência de gênero: A mulher como alvo principal
K. V. Rocha
RESUMO
Este resumo tem por finalidade apresentar alguns aspectos envolvendo a violência de gênero, um problema antigo que só agora, de forma tímida e lenta, começa a ser “resolvido”. De forma explicativa e voltada para a violência doméstica, problemática vivida por milhares de mulheres todos os dias, que de maneira covarde sofrem, em grande parte caladas, agressões físicas, morais e sexuais.
Palavras-chave: Violência de Gênero; violência doméstica, Lei Maria da Penha
INTRODUÇÃO
O objetivo desta pesquisa é expor a problemática da violência de gênero, com foco especial na temática da violência doméstica. Analisando seu conceito, sua origem, as causas mais comuns que a desencadeiam e as inúmeras consequências geradas na vítima. Considerado um problema de saúde pública, ele acontece ainda de forma exaustiva independentemente de qualquer aspecto social ou financeiro, seu fim definitivo talvez um dia ocorra, mas até lá a solução se encontra somente nas mãos das autoridades, em conjunto com as denúncias realizadas.
METODOLOGIA
Foi utilizado para a elaboração da presente pesquisa o método dedutivo, substanciado por meio de artigos científicos, revistas jurídicas, bem como os métodos histórico, funcionalista e estruturalista. Por meio de um procedimento dialético buscar-se-á apresentar dados sobre a violência de gênero, com especial atenção voltada a violência domestica, seu possível surgimento e como se caracteriza.
Violência de Gênero:
A violência de gênero configura-se por uma série de atos violentos praticados devido o gênero ao qual se pertence à vítima envolvida, melhor dizendo, ocorre a violência porque alguém é mulher ou homem. “O termo violência de gênero é quase sinônimo de violência contra a mulher, pois são as mulheres as maiores vítimas da violência”, em decorrência de inúmeros fatores socioculturais ainda arraigados no nosso dia-a–dia. A violência de gênero não é um