Caracterização de Carboidratos
2.Procedimento.............................................................pág 5
3.Resultados e Discussão.............................................. pág. 8
4.Conclusão................................................................... pág. 9
5.Toxicidade....................................................................pág. 9
6.Referências bibliográficas............................................pág. 13
1. Introdução Teórica
Mais da metade de todo o carbono orgânico do planeta Terra está armazenado em apenas duas moléculas de carboidrato: amido e celulose. Ambos são polímeros de um monômero de açúcar, a glicose. Os carboidratos, na forma de açúcar ou amido, representam a maior parte da ingestão calórica do homem, da maioria dos animais e também de muitos micro-organismos.
Também ocupam posição central no metabolismo das plantas verdes e de outros organismos fotossintetizantes que utilizam a energia solar para sintetizar carboidratos a partir de CO₂ e H₂O.
Os animais, incluindo o homem, possuem uma enzima que reconhece a conformação helicoidal do amido e pode degrada-la em suas unidades de glicose. A glicose oxidada em dióxido de carbono e água, é nossa principal fonte de energia.
Os carboidratos têm outras funções biológicas importantes. O amido e o glicogênio servem de depósitos temporários de glicose. Polímeros insolúveis de carboidratos atuam como elementos estruturais e de sustentação nas paredes celulares de plantas e bactérias e, também, no tecido conjuntivo e no revestimento celular dos animais. Outros carboidratos lubrificam as juntas esqueléticas, provêm adesão entre células animais.
Os carboidratos modificados fazem parte das paredes celulares bacterianas onde estão interligados por pequenas cadeias polipeptídicas. A combinação de monômeros de açúcar com aminoácidos, torna possível a formação de glicoproteínas que funcionam como marcadores