avaliação da acidez da carambola imatura e madura
TEC. AGROINDÚTRIA
DHEIZIANE SOUSA
COSMA ABREU
IVONNE SOUSA
JAMILLY VALE
JOSYENNE NUNES
CASTANHAL-PARÁ
SETEMBRO-2013
AVALIAÇÃO DA ACIDEZ DA FRUTA DE CARAMBOLA IMATURA E MADURA.
Relatório de aula pratica da acidez da carambola curso técnico em Agroindústria - Tarde do IFPA – Campus Castanhal
CASTANHAL-PARÁ
SETEMBR
RESUMO
Foi utilizada como matéria-prima para este trabalho carambolas, provenientes do instituto federal de educação ciência e tecnologia-campus castanhal. Os frutos, coletados aleatoriamente, com boas características externas de qualidade, se encontravam em dois estádios de maturação: imaturos e maduros, de uma pequena amostras de polpa extraída destes frutos foi realizada a caracterização, através das determinações da acidez,
O presente trabalho buscou verificar a acidez do fruto da carambola, em dois diferentes estádios de maturação, foram utilizados frutos no seu estádio imaturos é maduro, e determinar a diferença entre os resultados obtidos e porque a taxa de acidez entre os diferentes estádio do fruto da carambola .
INTRODUÇÃO.
A caramboleira (Averrhoa carambola L.) é originária da Ásia, desde a região da Malásia até a Indonésia, ou seja, o Sudeste asiático (Teixeira et al., 2001), podendo ser encontrada também no Arquipélago das Molucas,Índia e Srilanka. Iinicialmente levada às Filipinas e Índia na pré-história, e a outros países asiáticos,iintroduzida na África e nas Américas. No Brasil foi introduzida em 1811, em Pernambuco na cidade de Olinda, junto com a Averroha bilimbi. Atualmente está distribuída por todo o mundo, podendo serencontrada na Austrália, Filipinas e outras ilhas do Pacífico Sul, América Central e do Sul, Caribe, África,Israel e em áreas subtropicais dos Estados Unidos (Lennox & Ragoonath, 1990).
As formas dos frutos da caramboleira variam de oblongo a elipsóide, com 6 a 15 cm de comprimento e com 4 a 5