Noite na Taverna Analise
Noite na taverna foi escrito por Alvarez de Azevedo no ano de 1855. O autor nasceu em São Paulo dia 12 de setembro de 1831 e faleceu em 1851 com 21 anos de tuberculose.
Suas principais obras foram “Noite na taverna” “Lira dos vinte anos” e “Macário” que foi uma peça de teatro.
Este livro conta a história de um grupo de amigos (Silfieri, Johann, Gennaro, Bertran,Hermann e Arnold) que estão reunidos em uma taverna, e resolvem contar histórias que viveram no passado, todas as histórias relatadas falam principalmente sobre amor e morte e em todas elas à uma decepção amorosa.
Os principais personagens da história são também os narradores, Silfieri, Johann, Gennaro, Bertran e Hermann. Todos estes personagens são esféricos, pois obviamente sofrem mudanças psicológicas ao perderem seus amores e até parentes próximos. Estes aspectos influenciam na História sim, pois se não fossem estas perdas e paixões a história não teria um das características do mal de século que é a morte.
A narrativa se passa em dois tempos, quando os amigos estão conversando na taverna e fazendo comentários sobre as histórias (presente) e o tempo onde se passa as histórias relatadas por cada um deles (passado) quando a história está no presente o tempo é cronológico e quando está no passado é psicológico, pois são lembranças. Esta mudança de tempo nos proporciona saber o que está acontecendo na taverna e a opinião de alguns deles sobre a história que está sendo contada.
Existem dois espaços presentes na história, a taverna e os outros vários ambientes que são apresentados durantes a narração de cada um deles. Estes ambientes ajudam a dar um clima para cada momento da história. Na taverna o ambiente é um tanto macabro com todos bebendo e fumando com mulheres a sua volta, além de se passar a noite, isto se relaciona com as histórias contadas por eles, onde contém mortes assassinatos etc. Os outros ambientes citados ao longo da história também dão clima ao que está acontecendo no