Caracteristicas infantis
Comênio: Considerado " pai da pedagogia", dava mais valor ao ensinar do que somente ao assistencialismo. Para ele o ensino deveria ser feito pela a ação e voltado para ela, e a príncipio de tudo "ensinar tudo a todos".
Rosseau: "Viver é o que eu desejo ensinar-lhe.Quando sair das minhas mãos, ele não será magistrado,soldado ou sacerdote, ele será antes de tudo um homem." Liberdade, afetividade e livre de preconceitos centralizava a educação na criança não mais no professor, para ele crianças não deveriam ser encaradas como adultos em miniatura.
Pestalozzi: Sempre se interessou pela educação excepcional,defensor da escola extensiva a todos, principalmente aos populares."A vida educa. Mas a vida que educa não é uma questão de palavras, e sim de ação. É atividade."
Froebel: Criador dos jardins de infância pressupunha que os primeiros anos do homem são básicos para sua formação, privilegiando atividades lúdicas e de desenvolvimento sensório-motor.
Decroly: Dava ênfase aos considerados excepcionais, de problemas mentais, baseando se em desenvolvimento psicológico dedicando se a experimentar uma escola centrada no aluno, e não no professor, e que preparasse as crianças para viver em sociedade, em vez de simplesmente fornecer a elas conhecimentos destinados a sua formação.
Montessori: Além de dedicar se a crianças de deficiencia mental, ela foi criadora de uma casa só para crianças. A pedagogia montessoriana baseia se em harmonizar a interação de forças corporais e espirituais, corpo, inteligência e vontade, tendo como príncipio a atividade, a individualidade e a liberdade, enfatizando o biológico.
Freinet: Para Freinet, a educação deveria proporcionar ao aluno a realização de um trabalho real. Por isso ele propunha uma mudança da escola, que deveria dar mais ênfase à prática e atividades extra-classe do que somente ao teórico, além de ter um registro