caracteristicas do relevo brasileiro
*O território brasileiro pode ser dividido em grandes unidades e classificado a partir de diversos critérios.
a) Uma das primeiras classificações do relevo brasileiro, identificou oito unidades e foi elaborada na década de 1940 pelo geógrafo Aroldo de Azevedo.
b) No ano de 1958, essa classificação tradicional foi substituída pela tipologia do geógrafo Aziz Ab´Sáber (falecido em 2012), que acrescentou duas novas unidades de relevo.
c) Uma das classificações mais atuais é do ano de 1995, de autoria do geógrafo e pesquisador Jurandyr Ross. Seu estudo fundamenta-se no grande projeto Radambrasil, um levantamento feito entre os anos de 1970 e 1985. O Radambrasil tirou diversas fotos da superfície do território brasileiro, através de um sofisticado radar acoplado em um avião. Jurandyr Ross estabelece 28 unidades de relevo, que podem ser divididas em planaltos, planícies e depressões.
Características do Relevo Brasileiro
O relevo do Brasil é muito antigo e erodido. É Formado por 64% de bacias sedimentares (TSA, TSR e DLB) e 36% de rochas cristalinas antigas. É rico em minerais metálicos.
ATENÇÃO:
Não tem no território brasileiro, dobramentos modernos e depressões absolutas
O relevo brasileiro apresenta-se 2º Aroldo de Azevedo em :
Aroldo baseou seu trabalho nas informações produzidas sobre o território até então e em trabalhos de campo onde partiu para a observação direta do relevo. Ele dividiu o Brasil em quatro planaltos e quatro planícies (divisão antiga).
Os planaltos são:
Planalto das Guianas
Planalto Atlântico
Planalto Central
Planalto Meridional
As planícies são:
Planície Amazônica
Planície do Pantanal
Planície Costeira
Planície do Pampa ou Gaúcha (Divisão