A China Antiga
Como as outras civilizações a China, se formou em volta de um rio, o Rio Amarelo, passaram a construir diques e canais de irrigação, usavam esta técnica para aproveitar a cheia do Rio Amarelo, e fertilizar o solo.
Tradições e lendas chinesas indicam que no ano 3000 a.C., os chineses plantavam cereais, trigo, milho, arroz, cevada, entre outros alimentos e criavam animais, porcos, cabras e bois. E também usavam a metalúrgica para fabricar armas, ferramentas e utensílios; faziam Vasos panelas e potes de cerâmica, usavam a escrita e já teciam roupas de seda.
A UNIDADE POLITICA NA CHINA ANTIGA
De (4.000 a.C. a 476 d.C), a China experimentou diversas vezes a unificação e divisão de seu território.A necessidade de defender o território e uma melhor produção e conservação de alimentos, levou as comunidades agrícolas a se unirem sob uma mesma autoridade.
Primeira dinastia centralizada foi a Chang (1750 a.C), eles promoveram guerras de conquistas, ampliaram o território chinês e construíram cidades protegidas por enormes muralhas. Nesse período melhorou a escrita, a população, cresceu devido a melhoria das técnicas agrícolas, como a carroça puxada por cavalo.
Segunda dinastia Chou (1122 a.C.), com exercito poderoso aumentaram o território, mas fragmentaram o poder, delegando poderes a famílias de nobres governarem cidades ou regiões, que acabaram se fortalecendo e dominando regiões cada vez maior.
Os rei chineses tentaram diversas vezes reconquistar o poder, só em 221 a.C, Chi Huang-Ti, derrotou os chefes dos principados concentrado o poder em suas mãos, se intitulando Shi Huangdi (Primeiro Imperador) da China após vitoria nas batalhas.
Deu inicio a uma serie de reformas:
Uma única lei para toda a China
Dividiu o território em varias províncias
Realizou concursos públicos para preencher os cargos administrativos
Fez reformas para melhorar a economia, criou estradas, sistema único de escrita e de pesos e medidas, que facilitou a administração e