Caracteristicas de uma boa aprendizagem por pozo
Se entendermos o ensino como um processo centrado na pessoa e direcionado à aprendizagem, pode-se dizer que ensinar e aprender são verbos que tendem a ser conjugados juntos. (POZO, 2002)
Ainda partindo de reflexões de Pozo (2002), se na sociedade da informação o que temos de aprender evolui, certamente precisaremos evoluir nas nossas forma de ensinar e aprender para atender a demanda necessária.
Como já foi apresentado, a aprendizagem ocorre também fora da escola e, como tal, ocorre sem a necessidade do ensino formal, ou seja, grande parte de nossa aprendizagem se dá sem ensino e muitas vezes sem a consciência da aprendizagem. (POZO, 2002)
Partindo disso, quais características poderíamos destacar que definissem uma boa aprendizagem? Pozo (2002) sintetiza em três as características para uma boa aprendizagem:
1. A aprendizagem deve produzir mudanças duradouras
Segundo Pozo (2002), todas as teorias da aprendizagem têm como idéia comum que a aprendizagem humana implica em “mudar os conhecimentos e os comportamentos anteriores”. Pozo deixa clara a necessidade da construção de novos conhecimentos que transformem o sujeito da aprendizagem, implicando de alguma forma que este sujeito desaprenda: existe a necessidade de mudarmos o que já sabemos, isso é um dos fatores que dificultam o processo de aprendizagem.
2. A utilização do que se aprendeu em outras situações
Uma das características centrais da aprendizagem é a transferência do que foi aprendido para outras situações. Quando esta transferência ou generalização da aprendizagem não é feita, nota-se a pouca eficácia do que foi aprendido. Na nova sociedade da informação é grande a necessidade de transferência dos conhecimentos obtidos para novos contextos. (POZO, 2002)
3. A prática deve se adaptar ao que se deve aprender
Sendo a aprendizagem produto da prática, esta é identificada pelo tipo de
27
prática e não pela quantidade da prática.