cara coroa
Jefferson Bruno S. de Medeiros
João Antônio da N. Dantas
Robson Antonio M. de Lima
RESUMO
Este estudo abordou a teoria da burocracia observando suas características, disfunções e algumas situações vigentes nas organizações. Com isto, tentou-se analisar tal teoria por meio de um estudo comparativo entre a teoria da burocracia formulada por Max Weber e as disfunções existentes na mesma. Analisou-se com Chiavenato a teoria da burocracia, com destaque nas nove características, tendo em vista apresentar o seu funcionamento nas organizações, e partindo disto buscou-se descobrir neste trabalho a existência da burocracia ideal. No entanto, esta constatação não foi confirmada, pois, para cada organização existe um sistema flexível, e como sabemos a organização é um organismo vivo que sofre constantes mudanças. Assim se aceita que características peculiares proporcionam estruturas diferenciadas, logo é a carência que estabelece o sistema ideal. Neste artigo, todos os dados foram obtidos através de uma revisão bibliográfica e pesquisa virtual para uma atual constatação a cerca do assunto.
Palavras chaves: Burocracia. Hierarquia. Organização. Funcionário.
1 INTRODUÇÃO
No atual momento observamos que a burocracia está presente em toda organização. Pois, o desenvolvimento da burocracia em âmbito mundial segue o crescimento socioeconômico, sendo que tal situação apresenta-se necessária devido ao alto grau de complexidade estabelecido na sociedade moderna. Pois este sistema burocrático proporciona vantagens e desvantagens (disfunções), influenciando diretamente nas vidas dos indivíduos que utilizam e dependem deste sistema. Assim sendo, é possível perceber que todo ser humano é usuário de algum sistema burocrático.
Logo se pretende definir neste artigo a busca pelo esclarecimento da teoria da burocracia nas organizações com o intuito de proporcionar uma reflexão sobre a temática, de forma que percebam as