Geradores WTC
Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho
Visita à Estação Geradora
Relatório Técnico
Usina WTC
São Paulo, 15 de fevereiro de 2014.
Sumário
Sumário 2
1.Objetivos 3
2.Introdução 3
3.Avaliação da Usina 3
4.Conclusão 9
5.Referências Bibliográficas 10
1. Objetivos
O objetivo da visita à estação geradora foi aprender mais sobre a segurança e itens de controle de uma estação geradora que contém riscos como óleo combustível, calor, fumaça CO e alta tensão.
2. Introdução
1.
2.
2.1. Estação Geradora de Energia Elétrica
A Um consórcio formado pela Cummins, Enatec e Benco possibilitou a instalação de geradores a gás, com capacidade de produzir 5,25 megawatts/hora de energia, no World Trade Center São Paulo. Isso torna o complexo auto-suficiente também em energia, garantindo a continuação das atividades normais no D&D Shopping, Hotel Gran Meliá e na Torre de Escritórios WTC, em eventuais crises futuras de energia no país.Em água potável, o WTC São Paulo já é auto-suficiente desde 2001.
O World Trade Center de São Paulo, complexo imobiliário que engloba torre de escritórios, o Shopping D&D e o Hotel Gran Meliá, é o primeiro condomínio empresarial já implantado a construir uma central geradora de energia.
Um contrato de longo prazo estilo BOT (built, operate and transfer) com consórcio formado pelas empresas Cummins, Enatec Engenharia e Benco, possibilitou o investimento de US$ 3 milhões para aquisição e instalação de um equipamento capaz de gerar 5,25 megawatts a partir de três geradores a gás QSV 91G com potência de 1,75 MW cada.
A Cummins fará a supervisão e manutenção do equipamento; a Enatec Engenharia desenvolveu o projeto e a Benco foi a responsável pela instalação.O consórcio fará também a operação da planta.
O investimento não representa nenhum custo adicional aos usuários do condomínio, pois o contrato firmado é de que a dívida com o consórcio será saldada em 15 anos, com