Capítulo II Matériais e Métodos
A execução do trabalho foi realizada unicamente através da utilização de ferramentas de software de código aberto. Esta característica da ao programador total liberdade para a modificação e adaptação de seus componentes, caso os mesmos não atendam integralmente as necessidades do projeto. Entre as licenças utilizadas, estão a Oracle Corporation Binary Code License (OCBCL) para linguagem de programação Java, a Common Development and Distribution License (CDDL) para o ambiente de desenvolvimento NetBeans e a General Public License (GPL) para o framework CloudSim.
2.1 Ferramentas de programação
A codificação da aplicação criada por meio deste trabalho foi realizada através do emprego da plataforma de desenvolvimento Java. Esta escolha proporcionou a aplicação de vantagens como a independência de plataforma, o que possibilita sua execução em diferentes sistemas operacionais sem a necessidade de recompilação. A linguagem Java possui ainda um sistema de gerenciamento de memória automático comumente denominado garbage collector, que isenta o programador de atividades complexas, diminuindo assim a possibilidade de falhas no sistema advindas de erros de programação (GONG et al., 1999).
Adicionalmente, fez-se uso do NetBeans, um Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE) desenvolvido e mantido pela Sun Microsystems em conjunto com uma comunidade de desenvolvedores através de projetos de código aberto. A IDE possui compatibilidade com um grande número de linguagens, como C, C++, FORTRAN, Ada e COBOL, mas seu principal foco sempre foi a integração com a plataforma Java. A escolha para sua utilização na realização deste trabalho deveu-se em grande parte à sua excelente ferramenta para construção de interfaces gráficas através da API Swing, o que proporciona um aumento significativo de produtividade ao programador. As demais são oferecidos recursos comuns como coloração de sintaxe, inspeção de componentes, navegação de objetos, debugger e