Capítulo data warehousing
Data Warehousing
por: Rosângela Nóbrega
Introdução
Neste capítulo é apresentada a tese de que data warehousing ou, abreviadamente, DW, não é apenas um modismo passageiro, porém um desdobramento histórico da tecnologia da informática, consequência de uma evolução que vem ocorrendo desde o surgimento do computador eletrônico, impulsionada tanto pelas novas necessidades do mundo dos negócios como pela evolução acelerada do hardware e do software.
DW envolve mudança de paradigma no processamento de dados. Os sistemas gerenciais convencionais são qualitativamente distintos dos sistemas gerenciais baseados nessa nova tecnologia. Para que uma solução DW funcione a contento, faz-se necessário que as pessoas envolvidas assumam novos papéis, tanto na área de informática como nas equipes gerenciais usuárias da solução. Portanto, a metodologia de desenvolvimento de soluções DW deve criar espaço para a questão da adaptação humana aos novos paradigmas, definindo mecanismos de multiplicação do conhecimento e de apropriação da nova cultura pelos indivíduos.
Aliás, indivíduo é a palavra mágica, atua como uma senha para se desvendar esse novo mundo. Adotar ou não a tecnologia de DW é uma opção individual, não acontece por decreto. Tornar a sua utilização viável economicamente, ainda que na esfera governamental, é uma tarefa para a criatividade das pessoas que atuam como facilitadores da internalização de DW nas empresas. Nas palavras de Inmon e Hackathorn (1994), “um ingrediente de sucesso essencial do ambiente de data warehouse é o fator humano. Os melhores projetos de DW do mundo não valem nada se não houver pessoas disponíveis e preparadas para fazerem os planos funcionar.”
Sem a visão estratégica das potencialidades do DW, não há como justificar os custos envolvidos. Além da parte financeira, por quê incomodar tantas pessoas, alterando sua