capítulo 17 para recapitular
Questão 01 – UFSCAR
Alguns livros do ensino médio definem uma espécie biológica como um grupo de populações naturais cujos membros podem cruzar naturalmente uns com os outros e produzir descendentes férteis, mas não podem cruzar com membros de outros grupos semelhantes. Considere as seguintes espécies:
'Siphonops paulensis': cobra-cega, anfíbio que vive em galerias cavadas na terra;
'Mycobacterium tuberculosis': bacilo de Koch, causador da tuberculose;
'Schistosoma mansoni': verme causador da esquistossomose, ou barriga d'água;
'Canoparmelia texana': líquen comumente encontrado sobre o tronco de algumas árvores em zonas urbanas. a) Dentre as espécies listadas, em duas delas teríamos dificuldades em aplicar a definição de espécie.
Quais são elas?
b) Para cada uma das espécies que você indicou, apresente as razões que dificultam a aplicação da definição biológica de espécie.
Questão 02 – UFSCAR
A relação dos cães com a humanidade teve início há milhares de anos. Considera-se que os cães são possivelmente versões modificadas do lobo cinzento. Há cerca de 12.000 anos, os lobos passaram a utilizar os restos da alimentação humana, ao invés de caçar seu próprio alimento. Gradualmente, passaram a viver junto com os humanos. Ao longo do tempo, mudanças genéticas acompanharam a domesticação do lobo.
Hoje, existem diversas raças de cães que podem, potencialmente, intercruzar e produzir descendentes férteis. São, então, pertencentes à mesma espécie biológica, 'Canis familiaris'.
a) Com base no texto, caracterize o conceito biológico de espécie.
b) O lobo cinzento é um organismo com reprodução sexuada. De que modo esse tipo de reprodução contribuiu para as mudanças genéticas que acompanharam a sua domesticação?
Questão 03 – UNESP
Um estudante de biologia anotou em uma tabela algumas características de quatro espécies vegetais:
Característica
Possui vasos condutores de seiva?
Embrião fica