Capítulo 1
1° Considerando a definição de trabalho, explique por que temos de concluir queos animais não trabalham, sendo esta uma prerrogativa exclusiva do ser humano.
Os animais não tem a mesma capacidade do aprendizado do ser humano com ações dirigidas por finalidades consciente sendoassim contra definição de trabalho que é a capacidade de transforma o meio em que vive como a si mesmo.
2° Explique por que os papagaios apenas pronunciam palavras, mas não as compõem em discurso,como homem.
Por que os papagaios tem sua inteligência concreta só aprende quando alguém ensina e naquele exato momento tendo em mente o que foi ensinado, porem não consegue desenvolver dialogo, poisnão consegue aperfeiçoar o aprendizado.
3° Em que sentido podemos dizer que a condição humana é marcado pelo binômio interdição/transgressão?
No sentindo em que enquanto alguns indivíduos estãocapacitados de criar e a seguir leis, regras, normas outros quebram as mesmas de forma cruel e inaceitável.
4° A partir da leitura complementar, explique:
a) Por que, para Sartre, o pressuposto daexistência de deus leva á concepção essencialista?
Não importando a doutrina quando temos um Deus como criador acreditamos que é a vontade dele segue mais ou menos a inteligência logo temos que quandoDeus cria ele sabe exatamente o que esta fazendo como ser criasse uma mesa ou uma cadeira já sabendo aonde irá chegar.
b) O que significa “a existência precede a essência”?
O homem primeiroexiste, se descobre, surge no mundo e só depois se define. Se não é definível é por que primeiramente não é nada, só depois será alguma coisa e tal como si próprio.
Filosofia da educação: profº José Oliveira
Por Antonio José Vieira de Carvalho
1) Em um texto sobre a importância do trabalho, F. Engels afirma que o trabalho “é a condição básica e fundamental de toda a vida humana, em tal grau que, até certo ponto, podemos afirmar o trabalho criou o próprio homem”.