tubo de pitot
intordução
o primeiro elevador foi criado em Roma no Século 1 a.c por um engenheiro chamado Vitrúvio.
O elevador era um meio de transporte de carga vertical, baseado num sistema de roldanas movidas por força humana ( muitas vezes escravas), animal ou água.
Diante do fato que , até a metade do século XIX, quase não existiam construções com mais de 3 pavimentos. As comunidades eram agrárias, a vida era horizontal. Até que Elisha Graves otis atreveu-se a perguntar: Por que não transportar as pessoas para cima e para baixo ?
No ano de 1853 Otis inaugurou a primeira fabrica de elevadores de segurança .
O elevador no entanto é um despositivo de transporte ultilizado para mover bens ou pessoas verticalmente ou diagonalmente.
Como o Elevador funciona
Num sistema de tração com ou sem engrenagem (usado em instalações de médio ou alto percurso, respectivamente), a cabine do elevador é sustentada no passadiço por vários cabos de aço, normalmente duas polias e um contrapeso. O peso da cabine e do contrapeso fornecem tração suficiente entre as polias e os cabos. Assim, as polias podem prender os cabos para mover e segurar a cabine sem deslizamento excessivo. A cabine e o contrapeso correm em guias verticais, a fim de evitar oscilação.
O maquinário para acionar o elevador fica localizado na casa de máquinas, normalmente acima do passadiço do elevador. Para fornecer energia à cabine e para receber os sinais elétricos dela, um cabo elétrico multifuncional conecta a casa de máquinas à cabine. A ponta presa na cabine move-se com ela, portanto o cabo é chamado de "cabo de manobra".
A máquina com engrenagem (geared) tem um motor com RPM maior, mas de velocidade final (velocidade do elevador) menor, devido a existência da redução da máquina. Já a máquina sem engrenagem (gearless) tem um motor com RPM menor, porém velocidade final maior, por não haver redução.
Num sistema hidráulico (usado principalmente em instalações de baixo percurso,