Captação de água
Para realizar um processo de captação de água adequado é preciso uma escolha adequada do local e também uma concepção pré definida de que forma essa água será captada, para que não hajam interrupções na captação que o abastecimento de água possa operar constante e funcionando bem.
A captação de água exige algumas condições fundamentais para o seu bom funcionamento, como por exemplo, assegurar a entrada de água com facilidade em boa parte do ano, planejar com acuidade a execução de estruturas junto ou dentro da água, já que sua ampliação é geralmente muito trabalhosa, entre outras.
Dentre as várias formas de se captar água, a água da chuva é a forma mais rápida e simples já que se pode obter um grande volume de água em um período bastante reduzido, e o fundamental, com um custo bem abaixo dos outros processos.
1. Existem duas maneiras de se captar água da chuva, uma é aproveitando o teto de sua própria casa e o segundo é revestindo o subsolo de uma área de encosta com plástico e canalizando a água, pre-filtrada pelo solo, até uma caixa ou reservatório. Seu armazenamento pode ser feito em uma caixa separada ou na própria cisterna de captação de água. 2. 5 A cisterna deve ser montada um nível abaixo de onde será captada a água, no caso do telhado pode receber por gravidade a água que escorre de todos os lados do telhado, seguindo o movimento de calhas e/ou canos. No caso do plástico enterado no solo, a cisterna deve também estar a um nível mais baixo, pois a água cairá e escoará