Captação de água
A palavra manancial significa nascente de água, olho d água, fonte perene e abundante. Os mananciais referem-se às fontes de água, sejam superficiais ou subterrâneas, destinadas ao abastecimento das cidades e manutenção de atividades econômicas. As áreas de mananciais compreendem as porções do território percorridas e drenadas pelos cursos d´água, desde as nascentes até os rios e represas. (TUCCI, 2006). Na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), dos 39 municípios que a compõem, 27 estão inseridos em APMs (Áreas de Proteção aos Mananciais), sendo que, destes, cerca de 15 possuem pelo menos 50% de sua área total dentro de APM. Aproximadamente 54% da área total da RMSP está inserida em APM. A fig.1 traz a área de proteção aos mananciais na RMSP.
Fig. 1 – Mapa da Área de Proteção aos Manancias (APM) na Região Metropolitana de São Paulo
Fonte: Fonte:DEPRN / DUSM - Equipe Técnica de Mogi das Cruzes
Percebe-se que há municípios com praticamente 100% do território em área de proteção aos mananciais, como Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. A tabela 1. traz a porcentagem de mananciais por município na Região Metropolitana de São Paulo.
Tabela 1. Porcentagem territorial de área de proteção aos mananciais na Região Metropolitana de São Paulo por município
Fonte: Fonte:DEPRN / DUSM - Equipe Técnica de Mogi das Cruzes
De acordo com SILVA & PORTO (2003), a Região Metropolitana de São Paulo possui 17 milhões de habitantes, e é abastecida, em grande parte, por três grandes sistemas produtores: Sistema Cantareira, Sistema Guarapiranga - Billings e Sistema Alto Tietê. A Figura 2 mostra uma imagem de satélite onde no centro aparece a mancha urbanizada da região e os grandes sistemas produtores na Região Metropolitana de São Paulo.
Fig.2 Imagem de satélite caracterizando a mancha urbanizada da região e os grandes sistemas produtores na Região Metropolitana de São Paulo (2003).
Fonte: SILVA & PORTO (2003)
2.