Capitulo2
Parte 1
a)
b)Os três maiores períodos estiveram entre 1872-1950
c)Foi depois da Segunda Guerra Mundial que o crescimento tornou-se acelerado,devido á diminuição das taxas de mortalidade .Isso é explicado por fatores como a expansão da rede de esgoto,acesso á água encanada, campanhas de vacinação em massa, acesso a medicamentos básicos, etc. Enter 1940 a 1960 foi registrada a maior evolução das taxas de crescimento populacional, atingindo em 1960 a taxa de 2,9% a.a (ao ano - ou 29%0 a.a). Este período marcou a primeira fase de transição demográfica brasileira.
A partir da década de 1960, começou a ocorrer uma desaleração demográfica contínua:a diminuição das taxas denatalidade passou a ser maior que a das taxas de mortalidade, registrando em 2000um crescimento demográfico de 1,6% a.a ,com tendência á queda. Essa mudança no padrão do crescimento populacional brasileiro mostra uma situação típica da segunda fase de transição demográfica.
Parte 2
a) Cafuzos: mestiços oriundos da mistura entre negrose índios.
Caboclo: são oriundos da mistura entre brancos e indígenas.
Mulato: são oriundos da mistura entrebrancos e negros.
b)A diversidade cultural presente entre as culturas índigenas brasileiras é proporcional a existente hoje em todo do o Brasil é proporcional a existente hoje em todo o Brasil. As etnias, a cultura e os conhecimentos desse povo acabaram por influenciar parcialmente a língua, a culinária, o folclore e o uso de objetos como a rede de descanso até hoje.
c)Dentre os diversos povos que formaram o Brasil, foram os europeus aqueles que exerceram maior influência na formação da cultura brasileira, principalmente os de origem portuguesa. Durante 322 anos o País foi colônia de Portugal, e houve uma transplantação da cultura de metrópole para as terras sul-americanas. Os colonos portugueses chegaram em maior número á colônia á partir do século XVIII, sendo já neste século o Brasil um país predominantemente católico e de língua