sete desafios para a educação do Pará
19/05/2014 14:32:00
José Seixas Lourenço, Secretário de Estado de Educação (SEDUC/PA) Levantamento feito pelo Estado, em preparação ao Pacto pela Educação, aponta, ao final da educação básica, alunos com aprendizagem de apenas 13,3% em Língua Portuguesa e 3,1% em Matemática. Apenas 31,7% dos jovens até os 19 anos concluem o Ensino Médio, condição mínima para a entrada no moderno mercado de trabalho.
Entre outros problemas, os dados indicam, ainda, para uma taxa de abandono escolar no Ensino Médio na ordem de 20,6% - uma das maiores do Brasil. A escolaridade média da população é de 5,9 anos, muito abaixo da média nacional de 7,2 anos.
Liderado pelo Governo do Estado do Pará de forma integrada a diferentes setores e níveis de governo, da comunidade escolar, da sociedade civil organizada, da iniciativa privada e de organismos internacionais, o Pacto pela Educação do Pará foi lançado em março de 2013.
Principal ag~encia financeira contratada para apoiar o Programa, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) firmou parceria com o Governo do Estado com vistas à melhoria da qualidade do ensino da rede estadual pública, tomando por base sete desafios para a educação do Pará. Com recursos orçamentários e verbas oriundas do Ministério da Educação, a Secretaria de Educação é a gestora do Pacto, que envolve desde obras de infraestrutura até as necessárias intervenções pedagógicas.
Para mudar o quadro de educação no Pará, o Pacto estabeleceu sete desafios. Alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio com desempenho melhorado; Habilidades e competências dos profissionais de educação fortalecidas; Rede física das escolas públicas adequadas e com recursos didático-pedagógicos disponíveis e coerentes com o Plano Político Pedagógico (PPP); Gestão da Seduc e das escolas aprimorada; Comunidade escolar, governos e sociedade envolvidos, contribuindo para a melhoria dos resultados educacionais; Tecnologia da informação