Ponto de vista sobre Os sete saberes de Morin,
POLO GUARATINGA
JOCÉLIA MOREIRA DA SILVA
“OS SETE SABERES DA EDUCAÇÃO’’ DE EDGAR MORIN
Guaratinga – Ba
2013
JOCÉLIA MOREIRA DA SILVA
“OS SETE SABERES DA EDUCAÇÃO’’ DE EDGAR MORIN
Ponto de vista sobre Os sete saberes de Morin, apresentado ao Curso de Mestrado em Educação Holística como requisito parcial, avaliativo da Disciplina de História da Educação, referente ao 1º semestre.
Orientado pela professora: Dra Cinthia Martins.
Guaratinga – Ba
2013
A partir da leitura do livro “os sete saberes da educação’’ de Edgar Morin descreva seu ponto de vista dos saberes que julgam serem mais relevantes para educação do século XXI.
Atualmente observa-se que ninguém está livre da educação. Em todos os lugares onde existem pessoas, também existe educação. De uma maneira ou de outra estamos todos envolvidos com ela. A educação é o incentivo do aprender, do fazer, do ensinar. Através dela sobrevivemos em meio a diversidade social e cultural, pois a nossa convivência depende integralmente da educação.
Em “os sete saberes da educação‘’ de Edgar Morin é possível analisar que há uma proposta reflexiva com uma oportunidade para repensar a educação futura. Nesta obra o autor aborda questões fundamentais para a educação contemporânea. Tais questões têm sido muitas vezes ignoradas ou deixadas isoladas das discussões sobre a política educacional.
Entre os debates apresentados sobre a educação atual, é notável que não exista um modelo perfeito de educação a ser seguido, nem se pode considerar que a escola seja a única instituição responsável pela educação, mas o que se deixa transparecer é que uma revisão sobre as práticas pedagógicas é de fundamental relevância, visto que a educação tem sido considerada um campo de desafios e dúvidas em nossos dias.
Capítulo I: As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão
A educação não deve