Saberes da educação
OS SETE SABERES NECESSÁRIOS A EDUCAÇÃO DO FUTURO
INTRODUÇÃO
Os sete saberes necessários à educação do futuro dizem respeito aos sete buracos negros da educação completamente ignorados nos programas educativos.
Neste estudo investigamos a importância das leis e dos princípios do paradigma da complexidade para a construção de conhecimentos pertinentes na educação escolar.
A partir do século XX, o avanço no campo das ciências provoca uma revolução nos pilares básicos da ciência clássica. Os avanços permitiram uma compreensão sistêmica e complexa da realidade.
DESENVOLVIMENTO
CONHECIMENTO
Há necessidade de se entender que aprender é um processo complexo, onde o ser humano deve ser o sujeito ativo na construção do conhecimento, e que este somente se dá a partir da ação do sujeito sobre a realidade. O conhecimento é o principal fator de inovação disponível ao ser humano. O conhecimento não é constituído de verdades estáticas, mas um processo dinâmico, que acompanha a vida humana e não constitui em mera cópia do mundo exterior, sendo um guia para ação. Ele emerge da interação social e tem como característica fundamental poder ser manifestado e transferido por intermédio da comunicação. Assim a capacidade de aprender, de desenvolver novos padrões da interpretação e de ação, depende da diversidade e da natureza vária do conhecimento.
A teoria do conhecimento pode ser definida como a investigação, acerca do conhecimento verdadeiro. Existe uma diversidade de teorias do conhecimento porque os filósofos sempre se preocuparam com a temática, sendo difícil constatar uma coincidência de pensamento e conceitos entre eles. Dentre os principais princípios da teoria do conhecimento podemos citar as fontes primeiras do conhecimento; o processo que se transforma em juízos; o jeito