capitulo 456
Livro:Cultura,saúde e doença –HELMAN Resenha dos capítulos 4,5 e 9
TRATAMENTO E CURA:AS ALTERNATIVAS DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE Cap 4
Para solucioná-la problemas físicos ou emocionais, existem formas para encontrar ajudar. Quanto maior e mais complexa a sociedade mais opções terapêuticas estarão disponíveis. Os antropólogos destacam que os sistemas de saúde não podem ser estudados isoladamente dos outros aspectos dessa sociedade em especial sua organização social, religiosa, política e econômica. Os chamados de subculturas de cuidados de saúde são os sistemas alternativos como homeopatia,herbalismo e cura espiritual.Os indivíduos, com problemas de saúde, em busca de explicações, diagnóstico e tratamento, anseiam por alívio de seu sofrimento e recorrem às diversas alternativas existentes. São elas:
A ALTERNATIVA INFORMAL É a forma que a má saúde é reconhecida mas não se usa dinheiro.Usualmente por parentes,amigos,vizinhos ou colegas de trabalho,cura em igreja,pessoa leiga com conhecimento especifico com um distúrbio. Nesse setor a família é a mais importante.Estima-se que cerca de 70 a 90% de cuidados de saúde ocorrem nesse setor,tanto em sociedades ocidentais quando não-ocidentais.As mulheres que tem na maioria uma grande variedade de remédio passado de mãe para filha por meio de muitas gerações.
Há certos indivíduos que agem como fonte de aconselhamento em saúde,como por exemplo:
1-Experientes em um tipo de doença ou tratamento.
2-Experiência com certos eventos como mulheres que criaram ou amamentaram diversas crianças.
3 - Pessoas que exerceram profissão paramédica (enfermeiros, farmacêuticos e etc) ou recepcionistas de consultórios médicos.
4-Cônjuge de médicos.
5-Indivíduos com profissão como cabeleireiros, vendedores e etc, que interagem com o publico.
6-Organizadores de auto-ajuda.
7-Membros ou oficiantes de certas seitas de cura ou igrejas.
Todas essas pessoas podem ser consideradas como