Le Corbusie
Entre as contribuições de Le Corbusier à formulação de uma nova linguagem arquitetônica para o século XX, destaca-se o projeto da Villa Savoye onde podem ser observados algumas características.
Construção sobre pilotis: construções suspensas.
Terraço-jardim: a última laje da edificação como espaço de lazer.
Fachada livre da estrutura: Os pilares devem ser projetados internamente às construções, abolindo quaisquer resquícios de ornamentação.
Janela em fita: a uma certa altura, de um ponto ao outro da fachada.
Em 1907, ano em que também conheceu Tony Garnier, Le Corbusier faz uma viagem de dois meses e meio em Itália: Milão, Florença (em setembro), Siena, Bolonha, Pádua e Veneza (de outubro a inícios de novembro). Parte, de seguida, para Viena (onde fica 4 meses), via Budapeste.
Da visita a Itália, a influência mais marcante será, sem dúvida, a que realizou ao Mosteiro de Galluzzo em 1907 e que o inspirou para as sua construções, pelo que ao longo da sua vida muitas referências fez a esta sua visita 5 . Na realidade ficou impressionado pela forma como a organização do espaço expressa as suas preocupações sócio-políticas (socialismo utópico): o local onde o silêncio e a solidão se conjugam com o contacto diário entre os indivíduos.
Em La Chaux-de-Fonds fará a aplicação prática das sua reflexões em relação a esta viagem, através de um projecto para uma escola de artes, onde, usando betão (concreto, no Brasil) armado, se