capitulo 28
RESPOSTAS DAS QUESTÕES DO CAPÍTULO 28 DO LIVRO
1) A CRITICA FOI DEPOSTA NO IMPACTO QUE POSSUI UMA MEDIDA DE CONTROLE ECONOMICO MENSURADA NUM MODELO ECONOMETRICO. SIM, OS MODELOS SÃO RIGIDOS EM SUA ESSÊNCIA E OS IMPACTOS PODEM SER MAXIMIZADOS OU MINIMIZADOS DE ACORDO COM AS EXPECTATIVAS DA POPULAÇÃO, O MODELO NÃO CONTEMPLA TODAS AS VARIÁVEIS.
2) OS MODELOS ECONOMETRICOS NÃO CONTEMPLAM TODAS AS VARIÁVEIS, E POR CONTA DISTO SÃO IMPERFEITOS, TENDO EM VIAS QUE A POPULAÇÃO E SUAS REAÇÕES IMPACTAM DIRETAMENTE NAS POLITICAS ECONOMICAS, DITANDO SEU RUMO. CITANDO.
3) EM UMA POLITÍCA NÃO ANTECIPADA (INESPERADA) OS EFEITOS COMEÇAM A APARECER APÓS A TOMADA DE MEDIDA, EM UMA GRANDE COMPRA DE DÓLARES, O DÓLAR SÓ IRA AUMENTAR O SEU VALOR APÓS A COMPRA DO LOTE DO GOVERNO. NA ANTECIPADA POR JÁ SER ESPERADA O MERCADO E A POPULAÇÃO ACABAM ADIANTANDO OS EFEITOS DA POLÍTICA MUITO ANTES QUE ESTA SE EFETUE. SE A MESMA MEDIDA DE DÓLARES DO GOVERNO JÁ FOR ESPERADO O MERCADO IRA MENSURAR ESTE AUMENTO ANTES.
4) ANTROPOLOGICAMENTE, POR CONTA DA MEDIDA SER TOMADA COM BASE NOS ESTUDOS DE COMO A POPULAÇÃO DE DETERMINADA SOCIEDADE REAGE, QUANDO SE TOMA UMA DECISÃO O POVO DEVE SER ESTUDADO PARA AVALIAR OS IMPACTOS DA MESMA, SENDO ANTECIPADO OU NÃO E AVALIAR SE ISTO É BENIGNO OU NÃO.
5) NA REAÇÃO A POLITICA EXPANSIONISTA NÃO ANTECIPADA, NOS TRÊS MODELOS O IMPACTO É IGUAL. NA POLÍTICA ANTECIPADA, O MODELO TRADICIONAL, TEM O MESMO IMPACTO NA MEDIDA ANTECIPADA, NO MODELO NEOCLÁSSICO A RENDA NÃO MUDA, MAS OS PREÇOS SOBEM MAIS QUE NA POLÍTICA NÃO ANTECIPADA, NO MODELO KEYNISIANO A RENDA E OS PREÇOS SOBEM MENOS DO QUE QUANDO É UMA POLÍTICA ANTECIPADA.
NA REAÇÃO A POLITÍCA ANTIINFLACIONÁRIA INESPERADA A RENDA E O JUROS POSSUEM IMPACTOS IGUAIS DE QUEDA.
NO MODELO TRADICIONAL, OS IMPACTOS A POLITÍCA ANTIINFLACIONÁRIA ANTECIPADA É IGUAL A INESPERADA, NO NEOCLASSICO A RENDA NÃO MUDA MAS OS JUROS CAEM, NO MODELO NEO KEYNISIANO A RENDA CAI MENOS QUE