ÉTICA - CAPÍTULOS 26,27, 28.
“Capítulos 26, 27, 28 e Ethos – Capítulo 1 À 4”
Professor.: Jovanil Oliveira
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
Centro de Treinamento e Desenvolvimento – CETREDE/UVA
Curso de Graduação Tecnológica em Gestão da Segurança Privada
Disciplina: ÉTICA, DEONTOLOGIA, CIDADANIA E DIREITOS
HUMANOS
Professora: Jovanil Oliveira
Alunos: Erivan Andrade Nogueira
Hudson Anderson Andrade Nogueira
Fortaleza, 17 de abril de 2015
Capítulos 26, 27, 28 e Ethos – Capítulo 1 À 4
Disciplina: ÉTICA,DEONTOLOGIA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS
“Capítulos 26, 27, 28 e Ethos – Capítulo 1 À 4”
Professor.: Jovanil Oliveira
1
Capítulo 26
Senso moral e consciência moral
Muitas vezes sentimos indignação diante da injustiça, assim como também sentimos responsabilidade quando ficamos sabendo sobre a pobreza ou a miséria e então participamos de campanhas, colaboramos em situações de precariedade num ato de solidariedade.
Outras vezes levados por algum impulso incontrolável como a emoção ou o medo, fazemos coisas que nos trazem arrependimentos, remorso, culpa ou vergonha; estes sentimentos traduzem o nosso senso moral.
Diante do cinismo dos mentirosos, dos que usam outras pessoas como instrumentos para seus interesses e para conseguirem vantagens à custa da boa-fé dos outros, ficamos indignados e sentimos cólera.
Se vivemos situações de angústia e de aflição, ou sabemos de pessoas que também sofrem desse mal, como por exemplo a questão do desemprego ou das irregularidades no ambiente de trabalho. Situações que enfrentamos que nos fazem manifestar nosso senso moral. As mais dramáticas ou menos dramáticas - surgem e nos trazem dúvidas quanto à decisão a tomar; não só exprimem nosso senso moral, mas também põem à prova nossa consciência moral, pois exigem decisões sobre o que fazer, justificativa para nossos atos, não só para acomodar a nossa consciência, mas também porque devemos assumir as conseqüência da decisão que tomamos, dos atos que