graduando
Nildo Soares1
Resumo: Este artigo tem por finalidade relatar e refletir sobre a prática profissional do assistente social, no âmbito hospitalar, reconhecer suas dimensões, situar a instrumentalidade do Serviço Social e as competências técnico-operativo, ético-político e teórico-metodológico utilizado pelo mesmo.
Introdução
Foi escolhido trabalhar com o tema: Serviço Social no Hospital são Paulo, porque se viu necessário fazer uma análise deste serviço, que é recente na instituição, mas de fundamental importância na recuperação e qualidade de vida dos usuários e também na melhoria dos serviços prestados pelo hospital São Paulo, de Lagoa Vermelha-RS, elencar as demandas advindas ao encontro dos profissionais da saúde, as quais necessitam de um olhar diferenciado e crítico por parte de um profissional especializado nesta área, no caso, o assistente social e a instrumantalidade do Serviço Social na saúde.
Para realizar este trabalho foi utilizado a técnica de entrevista, com perguntas elaboradas individualmente e coletivamente em sala de aula, juntamente com demais colegas e professora, com o objetivo de colher as informações necessárias para a elaboração do presente trabalho. Ao longo do paper vamos trabalhar a instrumentalidade, em seguida, o serviço social na efetivação dos direitos, o serviço social na saúde, o processo de trabalho do assistente social no Hospital São Paulo, Atendimento na saúde mental, o serviço social na saúde mental e por fim as considerações finais.
1 Instrumentalidade
A instrumentalidade diz respeito a forma do fazer profissional e conforme Yolanda Guerra, é normalmente confundida com “sinônimo de instrumentos” de trabalho, por isso a autora sente a necessidade de ampliar a compreensão da visão acerca do verdadeiro e real significado de instrumentalidade do Serviço Social. Para “compreender a