Capitulo 13
Química
Aluna: Larissa Souza Dantas
1° ano TST
O que é um ácido?
Existem várias definições para ácidos, das quais a mais utilizada é a definição do químico sueco Svant August Arrhenius, formulada no final do século XIX. Segundo ele, ácidos são substâncias que se ionizam em solução aquosa, libertando iôes H+ (ião hidrogênio).
Propriedades gerais dos ácidos
Têm um sabor azedo (como exemplos: o vinagre deve o seu sabor ao ácido acético, e o limão ao ácido cítrico).
Causam mudanças de cor nos corantes vegetais (por exemplo: alteram a cor da tintura azul de tornesol, de azul para vermelho).
Reagem com certo metais (como o zinco, o magnésio e o ferro) produzindo hidrogênio gasoso.
Reagem com carbonatos e bicarbonatos, para produzir dióxido de carbono gasoso.
As suas soluções aquosas conduzem a eletricidade.
Ácidos
Ácido Clorídrico (HCL)
O HCL impuro é comercializado com o nome de ácido muriático e é um reagente muito usado na indústria e no laboratório. É utilizado principalmente na limpeza de pisos ou de superfíceis metálicas antes da soldagem (decapagem). O HCL encontra-se presente no estômago, no suco gástrico, conferindo a ele um pH adequado para a acção das enzimas digestivas gástricas.
Ácido Sulfúrico (H2SO4 )
É o ácido mais importante na indústria e no laboratório. É utilizado nas baterias de automóvel, é consumido em enormes quantidades em inúmeros processos da indústria petroquímica, na fabricação de corantes, tintas. Explosivos e papel.
É também usado na indústria de fertilizante agrícolas, permitindo a fabricação de produtos como os fosfatos e o sulfato de amônio. O ácido sulfúrico concentrado é um dos desidratantes mais enérgicos. Assim, ele carboniza os hidratos de carbono como os açúcares, amido e celulose; a carbonização é decido à desidratação desses ,aterias; O ácido sulfúrico “destrói” o papel, o tecido de algodão, a madeira o açúcar e outros matérias