capitulo 13 e 15
CAPÍTULO 13
1) Estamos participando de uma tradição de pensamento que se origina na filosofia grega, quando a palavra lógos conduziu os filósofos indagar se o logos obedecia ou não a regra,possuía ou não normas, princípios e critérios para seu uso e funcionamento
2) Os filósofos tinham visão antagônica sobre o mundo. Parmêrides considera que tudo permanece inalterado. Heráclito considera que tudo é um eterno vira ser. A dualidade das idéias gerou o antagonismo e os conflitos, eles possibilitaram as discussões. Lentamente essa realidade causou a evolução do pensamento, de conhecimento e da busca da verdade, o homem passa a investigar o sentido de tudo. A partir desse fato, tem início a indução do raciocínio lógico e científico.
3) Eles buscavam a realidade imutável e perfeita para além da sensibilidade.
4) É um procedimento intelectual e lingüístico que parte de alguma coisa que deve ser separada ou dividida em dois ou duas partes contrárias ou oposto de modo que se conheça sua contradição e se passa determina qual dos contrários é verdadeiro e qual é falso.
5) É um instrumento para o conhecer.É uma justificativa que tudo existe e ela não julga como verdade, depende dos argumentos e depende da sua própria verdade vivida.
6) A diferença é que dialética platônica é o exercício direto do pensamento e da linguagem, e a lógica aristotélica é um instrumento que antecede o exercício do pensamento e a dialética platônica é o raciocínio em geral, com um todo e a lógica avistotélica é o raciocínio por suas opiniões próprias mas contrarias a universidade.
CAPÍTULO 15
1)CASMOLOGIA: Ramos da astrologia que estuda os corpos celestes.
ONTOLOGIA: Parte da filosofia que estuda a natureza do ser.
2)Eles discordam quanto ao movimento - Heráclito – considera o movimento para concluir sues pensamentos e Parmênides não considera o movimento. E eles concederam que há a necessidade do conhecimento ser puramente empírica.
3) Por que os