capitulo 11 resumo
Lógica como instrumento do pensar
*o estudo dos métodos e princípios da argumentação;
*a investigação das condições em que a conclusão de um argumento se segue necessariamente de enunciados iniciais, chamados premissas;
*o estudo que estabelece as regras da forma correta das operações do pensamento e identifica as argumentações não válidas.
1- Termos e proposição
Proposição – é um enunciado no qual afirmamos ou negamos um termo(conceito) de outro. Todo cão é mamífero, temos uma proposição em que o termo mamifero afirma-se do termo cao.
A-Podem ser destinguidas pela quantidade e qualidade
Qualidade – são afirmativos ou negativos. Todo C é M, ou Nenhum C é M.
Quantidade – são gerais, universais ou totais e particulares.
Ex . todo cao e mamifero. Proposição universal afirmativa. Nenhum animal é mineral, universal negativa. Algum metal nao e solido. Particular negativa. Socrates e mortal. Singular afirmativa
b- extensão dos termos extensao é a amplitude de um termo
3- principio da logica
Tres tipos de principio: o de identidade, o de não contradição e o do terceito excluido.
Identidade: se um enunciado é verdadeiro, entao ele é verdadeiro.
Não contradição: duas proposições contraditórias nao podem ser ambas verdadeiras. Se for verdadeiro que alguns seres humanos nao sao justos, é falso que todos os seres humanos sao justos.
Terceito excluido: nenhum enunciado é verdadeiro nem falso, ou seja, nao ha um terceiro valor. Como disse aristoteles entre os opostos contraditorios nao existe meio.
As proposições podem relacionar-se por oposição e dependencia.
4- quadrado de oposições
Proposições contraditorias: São proposições que diferem quanto à quantidade e qualidade.nao podem ser ambas verdadeiras ou ambas falsas.
Proposição contrarias: São proposições universais que diferem só pela qualidade. nao podem