Capitulo 1 - hrh
“For the knight and eke the clerk
Live by him who does the work.”
Na orla da terra arável havia, geralmente, uma extensão de prados, terrenos ermos, bosques e pasto. Cada propriedade feudal tinha um senhor. Dizia.se comumente do período feudal que não havia “senhor sem terra, nem terra sem um senhor
Pastos, prados, bosques e ermos eram usados em comum, mas a terra arável se dividia cm duas partes. Uma, de modo geral a terça parte do todo, pertencia ao senhor e era chamada seus “domínios”; a outra ficava em poder dos arrendatários que, então, trabalhavam a terra. Uma característica curiosa do sis tema feudal é que as terras não eram contínuas, mas dispersas em faixas.
Nos primórdios do sistema feudal, o mesmo se dava com as propriedades senhoriais; também eram dividida em faixas esparsas, entremeando-se a outras, mas nos últimos anos a tendência foi de formar um só bloco. A cultura em faixas foi típica do período feudal. O grande progresso, na época, foi a substituição do sistema de dois por três campos.
Primeiro, a terra arável era dividida em duas partes, uma pertencente ao senhor e cultivada apenas para ele, enquanto a outra era dividida entre muitos arrendatários; segundo, a terra era cultivada não em campos contínuos, tal como hoje, mas pelo sistema de faixas espalhadas. Havia uma terceira característica marcante — o fato de que os arrendatários trabalhavam não só as terras que arrendavam, mas também a propriedade do senhor.
O camponês vivia numa choça do tipo mais miserável. Trabalhando longa e arduamente em suas faixas de terra espalhadas. Teria vivido melhor, não fora o fato de que, dois ou três dias por semana, tinha que trabalhar a terra do senhor, sem pagamento.