Capitulo 03 - o Behaviorismo
1- John B. Watson é o fundador do Behaviorismo. As diferentes denominações são: comportamentalismo, teoria comportamental, analise experimental do comportamento, analise do comportamento.
2- O objeto da Psicologia é o comportamento. É caracterizado como um objeto observável, mensurável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferente condições e sujeitos.
3- O homem começa a ser estudado a partir de sua interação com o ambiente, sendo tomado como produto dessas interações.
4- B. F. Skinner é o mais importante teórico do Behaviorismo.
5- Comportamento reflexo ou respondente é aquele que chamamos de “não-voluntario” e inclui respostas que são produzidas por estímulos antecedentes do ambiente. Ex: contração das pupilas quando uma luz forte incide sobre os olhos; salivação provocada por uma gota de limão posta na ponta da língua.
6- O comportamento respondente pode ser condicionado quando estímulos que originalmente não eliciam respostas ao organismo são pareados a estímulos eliciadores. Tal interação leva a uma aprendizagem do organismo que passa a responder estímulos que antes não respondia. Ex: Numa sala aquecida, a mão direita é mergulhada em agua gelada, fazendo com que a temperatura da mão caia. A mão esquerda é mergulhada na agua gelada, em intervalos, e pouco antes de cada imersão, ouve-se uma campainha. La pela vigésima vez, a mudança de temperatura da mão poderá ser eliciada apenas pelo som da campainha. (Agua: estimulo incondicionado; Som: estimulo condicionado).
7- Comportamento operante inclui todos os movimentos de um organismo dos quais se possa dizer que, em algum momento, tem efeito sobre ou fazem algo ao mundo ao redor. O comportamento operante opera sobre o mundo, quer direita ou indiretamente. Ex: escrever uma cata, chamar um taxi com as mãos, tocar um instrumento.
8- Reforço é toda consequência que, seguindo uma resposta, altera a probabilidade futura de ocorrência dessa resposta. Reforço positivo é todo evento