Sobre Skinner
CURSO DE PSICOLOGIA
O BEHAVIORISMO DE SKINNER
CUIABÁ /MT
2014
FACULDADE AUM
CURSO DE PSICOLOGIA
O BEHAVIORISMO DE SKINNER
Alunos (as):Cláudia, Daniel, Francisca Elisângela, João Pedro, Olando, Katia, Adriana, Jucelia.
Profª: Fernanda
CUIABÁ /MT
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1.BIOGRAFIA DE SKINNER 4
2.O MUNDO DENTRO DA PELE 5
3.O COMPORTAMENTO INATO 6
4.EXPERIMENTO DA CAIXA DE SKINNER 9
5.BEHAVIORISMO METODOLOGICO 10
6.O COMPORTAMENTO OPERANTE 11
7. O AUTO-CONHECIMENTO 11
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
INTRODUÇÃO
A teoria também "Behaviorismo” é conhecida por comportamentalismo, teoria comportamental, análise experimental do comportamento, análise do comportamento, etc.
O behaviorismo surgiu como uma proposta para a Psicologia, para tomar como seu objeto de estudo o comportamento, pois este é visível e, portanto, passível de observação por uma ciência positivista. É a parte da psicologia que vai dizer que o meio determina o sujeito. A sua meta é a previsão e controle do comportamento.
Neste trabalho tem-se como objetivo geral apresentar sobre o behaviorismo de Skinner e como objetivos específicos: discorrer sobre vida e obra de Skinner, seus experimentos e sua contribuição para a Psicologia.
1.BIOGRAFIA DE SKINNER
Nascido em Susquehanna, na Pensilvânia, Skinner cresceu em ambiente muito estável e de muito afeto. Frequentou a mesma pequena escola de ensino médio em que se formaram os seus pais; na cerimônia de formatura, havia apenas ele e mais sete outros colegas. Quando criança gostava de construir vagões, jangadas, aeromodelos, chegando a montar uma espécie de canhão a vapor para atirar pedaços de cenoura a batata sobre o telhado. Passou anos tentando desenvolver uma máquina de movimento perpétuo. Gostava de ler sobre os