Império de Justiniano
Flávio Pedro Sabácio Justiniano
Mesmo com a bonança no comércio, o auge do Império só foi atingido durante o governo do Imperador Justiniano. Ele visava a reconquista do poder do Império Romano que havia sido perdido e acabou sendo um legislador que mandou as leis romanas serem compiladas desde a República até o Império. Justiniano também combateu as heresias (doutrinas ou movimentos cujas ideias contrariavam os dogmas do Cristianismo Romano), sempre buscando dar unidade ao cristianismo, afinal isso facilitaria a monarquia.
Com o governo de Justiniano, Constantinopla passou a ser a maior cidade europeia, e o Império alcançou seu maior desenvolvimento cultural, político e econômico.
ISABELA 3º slide – Localização de Constantinopla
A localização da cidade era estratégica, pois era ponto de passagem entre a Europa e a Ásia. Através de suas rotas, intensificavam as trocas comercias e culturais entre essas duas partes do mundo. Cercada de muralhas, Constantinopla possuía bibliotecas, mosteiros, hospitais, escolas, jardins públicos, hipódromo (lugar onde havia jogos, combate de animais e corrida de carros), palácios, residências de todo tipo, monumentos à maneira de Roma e Igrejas.
ISABELA 4º slide – Código de Justiniano
Justiniano preocupou-se com a codificação do Direito Romano. Nasceu assim o Corpus Juris Civilis, elaborado por uma comissão de juristas nomeados por Justiniano. Nesse monumento jurídico, toda a legislação romana foi revista, corrigidas as omissões e suprimidas as contradições. O jurista Triboniano dirigiu os trabalhos, que resultaram na edição de um Corpo de Direito, dividido em quatro partes: Digesto, Institutas, Novelas e Pandeclas. Essa obra sobreviveu ao Império Bizantino, servindo de base para quase todas as legislações modernas.
GABRIELA 5° slide – Religião do Império
A religião oficial no Império Bizantino era o Cristianismo. Em Bizâncio, o poder religioso estava subordinado ao imperador. O