A POLITICA NO IMPÉRIO BIZANTINO
Era o imperador bizantino quem escolhia o patriarca, o cargo mais alto na Igreja Bizantina e o segundo homen depois dele. o patriarca auxiliava e aconselhava o imperador a governar o Império.
Trabalho feito por Mariana Salha. Fonte: História sociedade e cidadania (BOULOS JÚNIOR, Alfredo). informações: na escola esse trabalho ganhou 10
O imperador mais importante do imperio bizantantino é Justiniano, ele e sua esposa Teodosia marcaram a história do Império Bizantino.
DUAS IMPORTANTES COLABORAÇÕES DE JUSTINIANO::
- Justiniano conquistou de volta boa parte do antigo império romano do ocidente.
- Ele criou o código Justiniano ou co´digo juris civilis
O colapso do Império Romano sentiu um de seus maiores golpes quando, em 395, o imperador Teodósio dividiu os territórios em Império Romano do Ocidente e do Oriente. Em 330, o imperador Constantino criou a cidade de Constantinopla no local onde anteriormente localizava-se a colônia grega de Bizâncio. Não sentido os reflexos da desintegração do Império Romano, a cidade de Constantinopla aproveitou de sua posição estratégica para transformar-se em um importante centro comercial.
Cercada por águas e uma imponente fortificação, a cidade de Constantinopla tornou-se uma salvaguarda aos conflitos que marcaram o início da Idade Média. Com o passar do tempo, o Império Bizantino alcançou seu esplendor graças à sua prosperidade econômica e seu governo centralizado. No governo de Justiniano (527 – 565), o império implementou um projeto de expansão territorial que visava recuperar o