fitoquimica
Alex Junior Santana¹, Daniel Silva Camargo¹, Gustavo Scarponi¹, Maria Perpétua Oliveira Ramos², Rodrigo Nascimento Lopes³.
RESUMO
As plantas pelas suas propriedades terapêuticas ou tóxicas adquiriram fundamental importância na medicina popular. Toda planta que é administrada de alguma forma e, por qualquer via ao homem ou animal exercendo sobre eles uma ação farmacológica qualquer é denominada de planta medicinal. Rudgea viburnoides é conhecida popularmente como bugre. Tal planta apresenta grande importância medicinal, pois suas folhas são antirreumáticas e antissifilíticas, úteis também contra a astenia, a dispepsia e a inchação dos membros. (ALVES, 2004). Neste trabalho foi feita a coleta da planta Rudgea viburnoides no cerrado de Patos de Minas/MG no dia (25 de fevereiro de 2014), com auxilio de um mateiro, na qual foram separados caule, folhas e frutos, sendo utilizadas apenas as folhas, foram devidamente secas e colocadas com o solvente (clorofórmio) durante um tempo de sete dias, filtrando adequadamente com papel filtro, roto evaporando, obtendo o extrato, efetuando testes de estudo fitoquímico para analisar a constituição química das folhas de Rudgea viburnoides, sendo observada a presença de esteroides e flavonoides.
Palavras chave: Plantas Medicinais, Rudgea viburnoides, Testes fitoquímicos.
INTRODUÇÃO
O interesse dos povos em relação ao meio ambiente, e em especial aos vegetais, data de milhares de anos. Registros históricos demonstram que na antiguidade, o homem já conhecia diversas propriedades das plantas, dentre estas, destacam-se as suas propriedades medicinais. O conhecimento sobre o valor terapêutico das espécies vegetais vem sendo transmitido, ao longo dos tempos, de geração a geração, formando juntamente com outras práticas, um sistema médico conhecido como tradicional. (ALVES, 2004)
As plantas medicinais e seus derivados consistiram durante muito tempo a base da