Fitoquímica
1. Observamos em relação as variações anatômicas que as mesmas são impostas em relação a morfologia corporal, em que, a conformação estrutural do organismo pode ser alterada por diversos fatores (ambientais, trabalho, esporte, genética, patologias, medicamentos dentre outras.
Com isto, analise a situação imposta e elabore um texto.
Em relação às medicações existentes, alguns medicamentos podem gerar alteração celular e conseqüentemente a isto, gerar algum tipo de Variação Anatômica nos indivíduos. Expor 2 medicamentos em que a mãe não deve fazer uso durante a gravidez, explicitando os possíveis malefícios que o mesmo pode causar ao feto, e conseqüente gerando uma alteração morfológica.
Durante a gravidez a mulher deve ser cuidadosa, pois, muitos medicamentos podem trazer graves problemas à saúde do bebê, como: Codaten e Fenitoína ocorrendo má formação ao feto.
O Codaten (codeína) é contraindicado durante a gravidez aumentando significativamente a taxa de malformação, se utilizado no primeiro trimestre da gravidez, dando então deformidade no aparelho respiratório, e aumentando a fissura de lábios e palato. No terceiro trimestre, a terapia com codeína pode levar a sintomas de abstinência no recém-nascido. No entanto, os efeitos adversos no bebê não podem ser incluídos com a repetição do tratamento durante a amamentação deve ser interrompida durante o tratamento.
A Fenitoína atravessa a placenta da grávida; deve-se considerar a relação de risco. Nos últimos anos tem-se descrito uma maior incidência de anomalia congênita em criança cujas mães utilizaram anticonvulsivo durante a gravidez com tais anomalias como: lábios peporino, fenda no paloto, malformação cardíaca e a “síndrome fetal por hedantoína” (caracterizada por deficiência no crescimento pré-natal, microcefalia, anomalia crônica – facial hipoplasia das unhas e deficiência mental associada ao desenvolvimento intrauterino durante o tratamento).
Portanto, durante a gestação a