Capitulo 02 Vetores 32
As quantidades físicas são divididas em dois tipos:
ESCALARES: são grandezas completamente definidas por um único número com uma unidade:
Ex: massa, tempo, temperatura, energia;
VETORIAIS: são grandezas que têm magnitude ( módulo), direção e sentido. Ex.: força, deslocamento, velocidade, campo elétrico. Operações : soma e diferença
Escalar: é soma algébrica simples.
Vetorial: fazer resultante, pois depende da direção. Representação de um vetor: por uma seta orientada e seu tamanho será proporcional à intensidade.
Vetor deslocamento: Só interessa a posição inicial e final ( resultado liquido ).
OBS: A distância percorrida é diferente: do deslocamento.
1.1. Soma vetorial – Método gráfico: Um ponto material é usado para caracterizado corpos cujas dimensões não afetam a solução dos problemas físicos de forma que todas as forças podem ser consideradas aplicadas num único ponto.
As forças aplicadas em um ponto material são caracterizadas por uma intensidade (módulo), direção e sentido e são representados por setas orientadas. A direção é definida por sua linha de ação, sendo caracterizada pelo ângulo (θ) que forma com o eixo x positivo.
Regra do Paralelogramo – Pode-se mostrar experimentalmente que dois vetores podem ser substituídos por uma única força resultante. A força resultante pode ser obtida pela regra do paralelogramo, obtido pela construção de um paralelogramo usando as forças com lados. A diagonal representa a Força resultante.
Soma vetorial – Regra do poligono. Se forem considerados vários vetores, os mesmos podem somados de forma que a ponta de um vetor seja conectada à extremidade inicial do próximo vetor e assim por diante. O vetor soma será um vetor cuja extremidade inicial corresponde à extremidade inicial do primeiro vetor a ponta coincide com ponta da ultimo vetor.
.
Veja o exemplo ilustrativo abaixo de um exemplo prático.
Fonte: Estática- Mecânica para Engenharia. R. C.