Capitalismo E Suas Fases
-Pré-Capitalismo ou Mercantilismo
-Capitalismo Comercial
-Capitalismo Industrial
-Capitalismo Financeiro
PRÉ-CAPITALISMO OU MERCANTILISMO: Foi o início do capitalismo. Foram práticas econômicas baseadas na busca do desenvolvimento econômico de uma nação através do acúmulo da sua riqueza, quanto mais metais preciosos (ouro e prata) uma nação tinha, mais rica ela era. Era também um conjunto de idéias econômicas que consideravam o Estado dependente do seu capital e garantiam que o enriquecimento das nações se dava ao comércio exterior. O Estado fazia um papel de intervencionista na economia implantando novas indústrias “protegidas” por impostos, melhorando a infraestrutura, monopolizando novos territórios, garantindo a matéria-prima e o escoamento de produtos manufaturados.
CAPITALISMO COMERCIAL: Neste período já iniciado por grandes navegações e expansões marítimas européias, os comerciantes e a nobreza estavam a procura de ouro, prata, especiarias e matéria-prima que já não haviam mais na Europa. Então esses comerciantes (financiados por reis e nobres) ao chegarem em outros continentes ou lugares iniciavam um processo de exploração ainda com o objetivo de acumular o capital. E ainda nesse período já se pode identificar algumas características capitalistas como o uso de mão-de-obra assalariada, moeda substituindo o sistema de trocas, o fortalecimento da burguesia e as desigualdades sociais por exemplo.
CAPITALISMO INDUSTRIAL: Neste período a Europa passa por uma mudança significativa em relação ao seu sistema de produção. A Revolução Industrial (que começou na Inglaterra) fortalece o sistema capitalista e se solidifica na Europa e em outros lugares do mundo. A Revolução colocou a maquina para fazer o serviço do homem, e o dono da