TUTORIAL
CONFECÇÃO DE PLACAS DE CIRCUITO IMPRESSO
PELO PROCESSO DE FOTOTRANSFERÊNCIA
Desenvolvido por Guilherme Morgado Bassan e Luís Paulo Custódio – out/2014 – V1.0
Curso de Engenharia Elétrica – UTFPR-Curitiba
INTRODUÇÃO
Este tutorial foi elaborado com o intuito de ajudar e promover a utilização de placas de circuito impresso (PCI) para laboratórios, projetos e protótipos de circuitos eletrônicos. Existem outros métodos de fabricação de PCI, tais como: termotransferência, serigrafia, impressão direta na placa, adesivos, etc. Porém este método, mesmo sendo um pouco trabalhoso, mostrou melhores resultados, sendo um processo caseiro, e por esta razão este tutorial foi criado, para mostrar passo a passo e com o máximo de detalhes de como fabricar sua própria placa de circuito impresso com boa qualidade.
Os termos utilizados devem ser familiares e alguns técnicos, porém nada que impeça o entendimento dos passos. Algumas marcas serão citadas, porém elas se referem aos materiais utilizados. Não sendo obrigatória a utilização das mesmas marcas.
A placa sugerida para o tutorial e os componentes utilizados tal como a disposição deles é somente uma sugestão do circuito de PWM para a disciplina de Eletrônica de Potência da Universidade Tecnológica Federal do
Paraná dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
Primeiramente, é preciso ter em mente alguns pontos importantes:
- É um processo que exige atenção e cuidado por lidar com produtos químicos, portanto, a utilização de EPI’s
(Equipamentos de Proteção Individual) é necessária.
- A exposição da luz ultravioleta diretamente aos olhos é prejudicial.
- Todo o processo deve ser feito em um lugar arejado, tanto na utilização dos produtos químicos, quanto para a corrosão e soldagem dos componentes.
- O contato com elementos químicos pode causar sérios ferimentos, fique atento a coceiras e ardências, e caso entre em contato com a pele, lave imediatamente com água. Caso o