6 Paladar 1 A percepcao do gosto salgado em individuos com e sem obstrucao nasal aqbwgh8d8fne5mm29012015
3939 palavras
16 páginas
O gosto salgado na obstrução nasal311
A PERCEPÇÃO DO GOSTO SALGADO EM INDIVÍDUOS
COM E SEM OBSTRUÇÃO NASAL
The perception of salty taste in subjects with or with no nasal obstruction
Gisele Pellegrini (1), Regina Vasconcelos Baptista Veleiro (2), Ivone Carmen Dias Gomes (3)
RESUMO
Objetivo: investigar a percepção do gosto salgado percebido pelos indivíduos com obstrução nasal em comparação aos indivíduos sem obstrução nasal. Métodos: foram avaliados 54 indivíduos sem obstrução nasal e 54 indivíduos com obstrução nasal divididos em 6 faixas etárias. Foram utilizadas
10 amostras de concentração de sal em água, de água destilada, 0.01% até 0.09%, iniciando com água destilada e finalizando no momento em que o indivíduo identificou o gosto salgado. Resultados: todos os indivíduos sem obstrução nasal e 60% dos indivíduos com obstrução nasal conseguiram identificar o gosto salgado em algum momento do teste. 40% dos indivíduos com obstrução nasal não perceberam o gosto salgado. Houve diferença significante entre os grupos, especialmente no que se refere à concentração da solução necessária à percepção entre os grupos. Conclusão: ao compararmos a percepção do gosto salgado pelos indivíduos com obstrução nasal e os indivíduos sem obstrução nasal verificou-se que não houve diferença notável, entretanto a concentração da solução necessária à percepção foi diferenciada entre os grupos. Os dados da presente pesquisa permitiram indicar que a percepção do gosto salgado não depende diretamente do olfato, porém revelam que a obstrução nasal altera o limiar de detecção do gosto salgado.
DESCRITORES: Obstrução Nasal; Paladar; Percepção; Sensação; Cloreto de Sódio
■ INTRODUÇÃO
Os relatos de indivíduos com obstrução nasal são de que, além do desconforto decorrente da obstrução, como boca ressecada e coriza, também há uma inapetência alimentar, ou seja, falta de apetite pela diminuição do olfato e do paladar 1-3.
Gosto e olfato são sensibilidades químicas. Os sistemas neurais que