fases do capitalismo
Nesse trabalho que apresentaremos a seguir, demonstrará um dos mais importantes períodos da história da humanidade: As três fases do capitalismo. Nesse tema abordado poderemos observar que a cada momento, cada fase, que esse sistema passou foi essencial para que se estruturasse o sistema da forma que temos hoje. Essas três fases que iremos abordar de maior forma a seguir são:
Primeira Fase: Capitalismo Comercial ou Pré-Capitalismo
Este período estende-se do século XVI ao XVIII. Inicia-se com as Grandes Navegações e Expansões Marítimas Européias, fase em que a burguesia mercante começa a buscar riquezas em outras terras fora da Europa.
Segunda Fase: Capitalismo Industrial
No século XVIII, a Europa passa por uma mudança significativa no que se refere ao sistema de produção. A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, fortalece o sistema capitalista e solidifica suas raízes na Europa e em outras regiões do mundo.
Terceira Fase: Capitalismo Monopolista-Financeiro
Iniciada no século XX, esta fase vai ter no sistema bancário, nas grandes corporações financeiras e no mercado globalizado as molas mestras de desenvolvimento. Podemos dizer que este período está em pleno funcionamento até os dias de hoje.
Capitalismo Comercial
O Capitalismo comercial foi a etapa inicial do capitalismo que se compreende pelo final do século XV ate o século XVIII. Este período foi marcado pela expansão marítima das potencias da Europa ocidental (na época Portugal e Espanha), buscando novas rotas para as índias, com objetivo de destruir a superioridade italiana no comercio com o Oriente via mediterrâneo. Esse período de grande expansão comercial também foi um grande período de escravização e genocídio de milhões de nativos da America e da África
O Período se chamava de capitalismo comercial pelo fato do acumulo de capitais que se tinham por meio da circulação do comercio, a economia funcionava segundo a doutrina mercantilista, que, em grande sentido