Capitalismo e Socialismo
Escola E. E. F. M. Félix Araújo – Geografia – Prof° Tibério Mendonça – 3º Ano
A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL
NUMA PERSPECTIVA CAPITALISTA
espaço geográfico passou a ser modificado quando o homem começou a produzir. Mas foi o
O
modo de produção capitalista que determinou as mais profundas alterações nesse espaço.
O
sistema capita lista nasceu das transformações por que passou a Europa feudal a partir, sobretudo do século XII. O fundamento da riqueza deixou paulatinamente de ser a terra, e favoreceram o desenvolvimento de relações mercantis e a economia de mercado começou a estruturar-se com base no trabalho artesanal.
O crescimento e o aumento do número de cidades propiciaram a diversificação e a mobilidade sociais até então praticamente inexistentes. As trocas comerciais entre divers as regiões estimularam as transformações no mundo de trabalho, com o surgimento do trabalho assalariado e de uma incipiente divisão técnica das atividades.
O capitalismo caracteriza-se como um sistema econômico e social voltado para a obtenção de lucro, com base na propried ade privada dos meios de produção (fazendas, indústrias, bancos, serviços etc.) e na exploração do trabalho alheio.
Isso significa que uma parcela da sociedade - os capitalistas - detém e controla os bens e as riquezas produzidas, em constante circu lação. Essa circulação evoluiu do simples comércio, quando do surgimento desse sistema, até sua intensificação nas mais diferentes instâncias do mundo globalizado.
A partir de então, o capitalis o se m fortaleceu, atingindo sua forma plena no século XX, com a formação de grandes cong lomerados econômicos e de um grupo de potências, o chamado
Grupo dos Sete (G-7), constituído pelos sete países mais ricos do mundo: EUA, Japã Alemanha, o, França, Itália, Reino Unido e Canadá. Graças à sua força econômica, esses países influenciam os padrões mundiais de desenvolvimento, controlam a maior parcela da produção