Capitalismo e socialismo
Capitalismo
O capitalismo como sistema economico e social passou a ser dominante no mundo ocidental a partir do século XVI. A transição do feudalismo para o capitalismo, porém, ocorreu de forma bastante desigual no tempo e no espaço: foi mais rápida na porção ocidental da Europa e muito mais lenta na porção central e na oriental.
O capitalismo evoluiu gradativamente e foi se transformando à medida que novas dificuldades sirgiam. O sistema capitalista era profudamente enraizado hitoricamente e culturalmente, pois sua origem é muito antiga (final da Idade Média) e sua evolução histórica foi muito lenta, particulamente na Europa Ocidental e na América Anglo-saxônica. Gradativamente, ele foi sobrepondo a outras formas de produção, até se tornar hegemonico, o que, em âmbito mundial, ocrreu em sua fase industrial.
Podemos dividir o processo de desenvolvimento do capitalismo em três fases:
Características do Capitalismo
Apesar das profundas diferenças existentes entre os pasíses capitalistas, algumas características básicas são comuns a todos eles, pois fazem parte do molde do sistema capitalista:
• Estrutura de propriedade – predomina a propriedade privada, pois a maioria dos meios necessários para a produção, tais como fábricas, terras, máquinas, usinas, portos, ferrovias, minas, etc., pertence a agentes econômicos privados. No entanto, em muitos países, o Estado também é dono de muitos meios de produção. Atua como capitalista através de empresas estatais, principalmente em setores básicos e de infra-estrutura.
• Objetivo – os agentes economicos, privados ou estatais, buscam incessamente a reprodução do capital, ou seja, a constante obtenção de lucros. A diferença fundamental é que uma pmpresa privada que opera no vermelho pode ir à falencia, ao passo que uma estatal normalmente recebe subsídios governamentais para manter-se.
• Mecanismo de funcionamento da economia – os