capitalismo e socialismo
Capitalismo
Como sabemos, tudo que temos e queremos, são fruto do nosso dinheiro. Essa forma de obtenção de produtos e serviços é fruto do sistema econômico mais adotado em todo o mundo, o Capitalismo.
O capitalismo é um modo de produção fundado na divisão da sociedade em duas classes essenciais: a dos proprietários dos meios de produção (terra, matérias-primas, máquinas e instrumentos de trabalho) - sejam eles indivíduos ou sociedades - que compram a força de trabalho para fazer funcionar as suas empresas; a dos proletários, que são obrigados a vender a sua força de trabalho, porque eles não têm acesso direto aos meios de produção ou de subsistência, nem o capital que lhes permita trabalhar por sua própria conta.
Esse sistema iniciou na Europa, criado nos centros comerciais da época, quando começou um intenso desenvolvimento urbano e comercial. A Revolução Industrial na Europa teve início na segunda metade do século 18, e foi onde começaram o processo de trabalho coletivo, para geração de lucro para poucos, na época os burgueses, que eram quem tinham o maior poder econômico e político.
A revolução industrial
A revolução industrial concretizou esse modo de transformação do modo de produção capitalista. Ao aumentar fortemente as despesas de instalação, ao encarecer os instrumentos de trabalho, ela finaliza a transformação da propriedade dos meios de produção em monopólio de uma classe social: a dos proprietários de capitais. Ao permitir obter lucros consideráveis pelo emprego de técnicas mais modernas - ao fazer da inovação tecnológica um motor de mudança constante da produção - a revolução industrial faz refluir a maior parte dos capitais do comércio para a produção. Ao baixar consideravelmente os custos de produção das mercadorias, ela rebenta com todas as particularidades (nacionais, climatéricas, tradicionais) das necessidades e dos produtos ao criar um mercado mundial, à conquista do qual o capital se lança com insaciáveis apetites de