Levantamento Estadimétrico
Para realizar o levantamento estadimétrico são utilizados:
- Teodolito: Equipamento destinado à medição de ângulos verticais ou direções horizontais, objetivando a determinação dos ângulos internos ou externos de uma poligonal, bem como a posição de determinados detalhes necessários ao levantamento. - Mira estadimétrica (ou estádia): régua graduada centimetricamente na qual são efetuadas as leituras dos fios estadimétricos superior, médio e inferior, os quais possuem relação estadimétrica de distância e altura simbolizada por K e seu valor normalmente é 100 (distância = 100 x altura).
- Piquete: peça feita de madeira de seção quadrada ou retangular com uma ponta em forma de pirâmide para facilitar a penetração no solo, seu comprimento varia de 10 a 15 cm. São utilizados para assinalar os pontos topográficos, sendo cravados no solo e ficando com uma extremidade de 3 cm para fora, aproximadamente.
Montagem do teodolito:
- Coloca-se o tripé próximo ao piquete, posicionado-o sobre o ponto com os pés abertos, tentando deixar sua base o mais horizontal possível. Ele deve ficar numa altura confortável para ser utilizado posteriormente. Através do orifício na base do tripé deve-se enxergar o ponto topográfico.
- O aparelho deve ser colocado sobre a base do tripé.
- Depois de fixar o aparelho é necessário