Estadimetria
Conceito sobre estadimetria segundo os autores Gilberto J
Garcia e Gerturdes C. R. Piedade
Segundo os autores, a estadimetria tem seu principio fundamentado nas propriedades de dois triângulos semelhantes, sendo um deles de valores desconhecidos. A medição indireta de uma distancia é obtida através de calculo, com o auxilio de um dispositivo existente nos teodolitos chamado estadia, uma régua graduada chamada mira e pela inclinação da luneta em relação ao plano horizontal. A estadia consta de um tubo com três fios estadimétricos horizontais e um vertical (retículos). Para cada ângulo que a luneta faz com o horizonte, os retículos horizontais interceptam a mira em intervalos diferentes, enquanto que o reticulo vertical tem por finalidade conferir maior condição de verticalidade à mira. Existem níveis esféricos que acompanham miras e que permitem aprumálas com maior precisão. Para avaliar indiretamente a distancia entre 2 pontos, dependendo do declive ou aclive do terreno, a visada pode ser na horizontal ou inclinada, sendo que esta terá quer ser reduzida ao horizonte. As fórmulas estadimétricas serão deduzidas tanto para as distancias horizontais, como para as distancias verticais ou diferenças de nível.
2.
Conceito sobre estadimetria segundo o autor Lélis Espartel
Taqueômetros normais ou estadimétricos é o tipo de instrumento usado para fazer o levantamento em que as distancias são determinadas pelas leituras dos fios horizontais extremos do reticulo da luneta, projetados sobre uma mira graduada, chamada estádia, mantida verticalmente no ponto a determinar.
Porém esse método consiste em levantamento de pequenas distancias devido as pínulas estadimétricas (da alidade), sendo assim, os teodolitos fabricados agora são dotados de uma luneta estadimétrica, que consiste em uma luneta especial já possuindo os fios estadimétricos. A leitura é feita pelos fios horizontais (superior, médio e inferior) e da mira estadimétrica que