topografia
ENGENHARIA CIVIL
TOPOGRAFIA
TAQUEOMETRIA OU ESTADIMETRIA
ALUNO: RENATOALBERT LOPES MENEZES
MANAUS, AM – 2013
Introdução
O trabalho tem como objetivo esclarecer com informações ilustradas como funciona processo de medida indireta de distância que denomina-se taqueometria ou estadimetria, sendo um processo mais rápido e dinâmico onde através do retículo ou estádia do teodolito e da régua graduada que são obtidas as leituras necessárias ao cálculo das distâncias horizontais e verticais.
Taqueometria ou Estadimetria
A taqueometria, do grego “takhys” (rápido), “metren” (medição), compreende uma série de operações que constituem um processo rápido e econômico para a obtenção indireta da distância horizontal e diferença de nível.
As observações de campo são realizadas com o auxílio de teodolitos. Com o teodolito realiza-se a medição do ângulo vertical ou ângulo zenital (figura 5.9), o qual, em conjunto com as leituras efetuadas, será utilizado no cálculo da distância.
Figura 5.9 - Exemplo de um teodolito.
As estádias, ou miras estadimétricas são réguas graduadas centimetricamente, ou seja, cada espaço branco ou preto (figura 5.10)corresponde a um centímetro. Os decímetros são indicados ao lado da escala centimétrica (no caso do exemplo a seguir o número 1corresponde a 1 decímetro, ou 10 cm), localizados próximo ao meio do decímetro correspondente (5 cm). A escala métrica é indicada com pequenos círculos localizados acima da escala decimétrica, sendo que o número de círculos corresponde ao número de metros (utilizando afigura 5.10 como exemplo, acima do número 1 são representados três círculos, então, esta parte da mira está aproximadamente a três metros do chão).
Na estádia são efetuadas as leituras dos fios estadimétricos(superior e inferior).Para o exemplo da figura 5.10